Espiritismo Ciência: Encarnação: escolha ou imposição?

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Encarnação: escolha ou imposição?

Dúvida surgida numa sala de bate-papo uol.

Aos Espíritos “inimigos” são impostos a encarnar numa mesma família e quem sabe ao mesmo tempo como nos casos de gêmeos siameses?

De acordo com os princípios explanados pelo Racionalismo Cristão, a encarnação parte da escolha do próprio espírito, que o faz através de seu mundo de estágio, que é seu mundo peculiar aos seu estágio evolutivo, conservando portanto o seu livre-arbítrio.

Mas numa conversa travada com um amigo interlocutor, esta encarnação seria uma imposição dos Espíritos Superiores, já que os espíritos que irão encarnar e sendo inimigos, não iriam portanto querer encarnar em um mesmo lar. E alegou algumas situações em que o livre-arbítrio, pode ser temporariamente cortado. Quanto à alguns fatos, que este amigo expôs, de que em alguns casos o livre-arbítrio pode ser restringido, estamos de comum acordo.

Então fui buscar na biblioteca kardequiana algumas informações que corroborem com os princípios explanados pelo Racionalismo Cristão.
P: Que sucede à alma no instante da morte? ( L.E 76a Edição – cap. 3, p. 149)

R: Volta a ser Espírito, isto é, volve ao mundo dos Espíritos, donde se apartara momentaneamente.

Mundo dos Espíritos, neste caso aqui dá a conotação de ser todo o universo, após os desencarnes dos mundos físicos. Para muitos, dá a entender de que este mundo seria apenas o mundo fluídico do próprio planeta terra, ou as “colonias astrais” parecidas com este planeta terra, sendo como uma espécie de cópia deste.

Mas prefiro acreditar que esta referencia que se diz dos “Mundos dos Espíritos” como sendo seus mundos de estágios ou mundos próprios. E chego a esta conclusão baseando-me no seguinte trecho:

P 84: Os Espíritos constituem um mundo à parte, fora daqueles que vemos? ( L.E 76a Edição – Parte 2, cap. 1, p. 82)

R: “Sim, o mudo dos Espíritos, ou das inteligências incorpóreas”

P 85: Qual dos dois, o mundo espírita ou o mundo corpóreo, é o principal, na ordem das coisas?

R: “ O mundo espírita, que preexiste e sobrevive a tudo”

Podemos concluir que o espirito elabora sua encarnação em seu mundo de estágio, onde livre de influencias terrenas e com uma maior visão do seu quadro psíquico, tem condições de escolher e determinar a melhor forma de processar sua evolução. O espirito em seu mundo de estagio, sabe da sua condição de espirito, é conhecedor da lei da reencarnação e sabe portanto que se quiser adiantar o seu processo evolutivo (o qual almeja muito) terá que enfrentar situações adversas, próprias deste mundo. E quanto maior for essas situações adversas, mais rápido se processará sua evolução espiritual.

Esses conhecimentos poderão até ser passados por Espíritos Superiores dos quais podem também estimular esses espíritos a encarnarem em situações precárias, mais propicias para a sua evolução. Mas não vejo isso como uma forma de imposição por parte dos Espíritos Superiores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário